O que palitinhos de churrasco, bolinhas de isopor, barbante, canudinhos, cola e agulha de tricô tem a ver com as aulas de matemática? Tudo! Com esse material, as aulas de matemática viraram uma verdadeira oficina de artesanato. O estudo de Geometria Espacial: Poliedros, sempre foi um conteúdo complicado e de difícil entendimento para os alunos. Para facilitar o entendimento, o professor construiu com os estudantes do Ensino Médio uma série de sólidos geométricos, entre eles os famosos Sólidos Platônicos.
Segundo o Professor Carlos Augusto Zilli, que coordenou os trabalhos, os alunos, em grupos, deveriam construir o 5 sólidos de Platão e ainda 1 prisma e 1 pirâmide. Com essa atividade, os estudantes têm uma visualização mais detalhada das figuras espaciais, podendo compreender com mais facilidade o conceito de vértice, face e aresta, ajudando dessa forma, a perceber a aplicação da famosa Relação de Euler. Após a construção de todos os 7 sólidos ser finalizada, uma bateria de perguntas era realizada para o grupo com o intuito de perceber se os conceitos básicos necessários para a continuação do assunto haviam sido compreendidos por todos.
Platão elaborou o pensamento Pitagórico, vinculando matemática e misticismo na tentativa de compreensão humana do universo buscando nos sólidos regulares a explicação para a origem do universo. Obteve os sólidos platônicos, volumes espaciais compostos por apenas uma única figura geométrica regular. Platão já destacava a beleza das formas dos cinco sólidos regulares: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Sendo assim, podemos chamar de Poliedros de Platão, quando todas as faces têm o mesmo número de lados, quando em todos os vértices coincidem o número de arestas e quando segue a Relação de Euler.
Abraços e até breve! Prof. Zilli
Segundo o Professor Carlos Augusto Zilli, que coordenou os trabalhos, os alunos, em grupos, deveriam construir o 5 sólidos de Platão e ainda 1 prisma e 1 pirâmide. Com essa atividade, os estudantes têm uma visualização mais detalhada das figuras espaciais, podendo compreender com mais facilidade o conceito de vértice, face e aresta, ajudando dessa forma, a perceber a aplicação da famosa Relação de Euler. Após a construção de todos os 7 sólidos ser finalizada, uma bateria de perguntas era realizada para o grupo com o intuito de perceber se os conceitos básicos necessários para a continuação do assunto haviam sido compreendidos por todos.
Platão elaborou o pensamento Pitagórico, vinculando matemática e misticismo na tentativa de compreensão humana do universo buscando nos sólidos regulares a explicação para a origem do universo. Obteve os sólidos platônicos, volumes espaciais compostos por apenas uma única figura geométrica regular. Platão já destacava a beleza das formas dos cinco sólidos regulares: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Sendo assim, podemos chamar de Poliedros de Platão, quando todas as faces têm o mesmo número de lados, quando em todos os vértices coincidem o número de arestas e quando segue a Relação de Euler.
Abraços e até breve! Prof. Zilli
muinto interessante
ResponderExcluirtambém achei...
Excluirconseguimos fazer várias dimensões com apenas palitos de bolinhas de isopor
Excluirlindos...
Excluir