11 de jul. de 2010

[ VIVENDO OS MATEMÁTICOS ]

Teatro nas aulas de Matemática, isso é possível? Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Senai de Tubarão provaram que sim. Mostraram através da arte, que a vida de alguns matemáticos pode ser muito mais interessante do que aquilo que pensamos ser. Durante as aulas de matemática, o professor Carlos Augusto Zilli constantemente provocava os alunos sobre a necessidade de se conhecer a vida de alguns dos mais importantes matemáticos. A curiosidade dos alunos fora muito maior, e a vontade de dramatizar algumas vidas se tornou realidade.

Para o professor Carlos Augusto Zilli, a História da Matemática pode ser um valioso recurso no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, em que o aluno reconhecerá a Matemática como uma criação humana, que surgiu a partir da busca de soluções para resolver problemas do cotidiano. Ele diz: "Com esse recurso existe a possibilidade de desenvolvimento de atitudes e valores positivos frente ao conhecimento matemático, já que os alunos vão ver que, aquela fórmula complexa, aquele teorema mirabolante, aquela figura esquisita, não são obras da criação divina, elas foram objeto de estudo, as vezes por toda uma vida, de grandes e influentes matemáticos."

A classe fora dividida em grupos e cada grupo ficou com um matemático, sendo eles: Carl Friedrich Gauss, John Forbes Nash, Évarist Galois e Isaac Newton. Foi interessante para os estudantes saber que Gauss já se destacava como gênio aos nove anos de idade, que Nash venceu a esquizofrenia e criou a Teoria dos Números, que Galois morreu aos 19 anos em um duelo amoroso e até essa idade já havia criado muito sobre a Teoria dos Grupos, que Newton foi quem criou todo Cálculo e a Mecânica Clássica que conhecemos. O mais curioso, é que a vida de alguns matemáticos, tornou-se verdadeiro fascínio para os alunos, que perceberam que a Matemática, vista dessa forma, é muito mais que simples contas e teoremas escritos em um livro de didático.

Abraços e até breve! Prof. Zilli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prazer em lê-lo *-*